sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ame a Você Mesmo

Certa vez Jesus Cristo foi questionado, por um mestre da lei dos homens, sobre qual mandamento era o mais importante. "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22:37-40)

Independente da religião precisamos colocar Deus em primeiro lugar. Ainda que você não acredite neste Deus bíblico que refiro no texto, coloque em primeiro lugar sua fé, suas crenças e suas convicções. Amar a Deus sobre todas as coisas não é "egoísmo divino", o ser humano é um espelho de tudo aquilo em que acredita, de tal forma que priorizar nossa crença é valorizar a nós mesmos.

Vamos falar agora do segundo mandamento de Jesus: amar ao próximo como a nós mesmos. Antes de questionar a forma com a qual você trata qualquer outra pessoa te pergunto: O quanto você se ama?

Amor próprio é a chave para o respeito à sociedade como um todo. É impossível alguém que não se ama conseguir amar qualquer outra pessoa. Pode até ter outros sentimentos como necessidade, dependência, inveja, carinho, paixão... Mas amor de verdade é impossível!

Se todas as pessoas tivessem amor próprio o mundo seria certamente muito melhor do que o que vemos hoje. A maior parte das maldades surge quando descontamos nos outros nossas frustrações pessoais. Ainda que involuntariamente sempre que não nos aceitamos de fato, ou quando simplesmente não estamos bem com nós mesmos, isto se reflete em todos os que estão à nossa volta.

Ame em primeiro lugar toda a fé e todas as crenças que fazem de você o que você é, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Depois ame e respeite a pessoa que foi criada por estas convicções: você! Tenho certeza de que desta forma isto também se refletirá a todos os que cruzarem seu caminho. Ame a todos os que estão à sua volta como a você mesmo. Mas antes disto certifique-se de amar de verdade a você mesmo!

0 comentários:

Postar um comentário