segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mutualismo, Inquilinismo ou Parasitismo

Na biologia aprendemos sobre as relações harmônicas e as desarmônicas entre os seres vivos. Separei abaixo um exemplo de cada um dos tipos de associação que proporcionam benefício para ao menos uma das partes envolvidas para deixar claro o objetivo deste texto.

Mutualismo: O mutualismo é uma relação harmônica na qual ambos se beneficiam. É um tipo de associação mais íntima e duradoura. Se divide em mutualismo obrigatório, onde é criada uma relação de dependência, e mutualismo facultativo ou protocooperação, onde as espécies permanecem independentes e podem trocar de parceiros.

Inquilinismo: O inquilinismo é uma relação harmônica em que apenas uma das partes obtém benefício, sem prejuízo da outra. Geralmente essa associação ocorre como mecanismo de proteção, onde uma espécie inquilina busca proteção habitando sobre a superfície ou no interior da espécie hospedeira.

Parasitismo: O parasitismo é uma relação desarmônica onde apenas uma espécie é beneficiada, através do prejuízo causado em outra espécie. É uma relação caracterizada por espécies de parasitas que se instalam no corpo dos hospedeiros, retirando todas as substâncias que servem para sua nutrição e causam consequências variáveis podendo inclusive matar seus hospedeiros.

Pense agora nas relações que você vive no trabalho, na família, no amor e com os amigos. Mutualismo, inquilinismo ou parasitismo, em qual destes exemplos você baseia estas relações? Se alguma das respostas foi parasitismo você costuma ser o parasita ou o hospedeiro?

Seja cooperativo e colaborativo. Busque se alimentar das relações de mutualismo, afinal tudo o que favorece os dois lados proporciona resultados mais saudáveis e duradouros. Inquilinos podem ser expulsos a qualquer momento e grande parte dos parasitas morre junto com seu hospedeiro. Fazendo uma adaptação no famoso discurso de John F. Kennedy: "não perguntem o que eu posso fazer por vocês, perguntem o que juntos podemos fazer pelo bem de todos"!

1 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, amei seu blog, ajudou bastante, obrigada.
Larinha :3

Postar um comentário