quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Por Que Nos Decepcionamos?

Desde crianças aprendemos a acreditar que o gosto da ilusão é bom e saudável. No inicio da infância temos o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa, em seguida crescemos ouvindo os contos de fada e todas as outras lindas histórias infantis. O tempo passa e na adolescencia o "amor hollywoodiano" nos ensina passo a passo como quebrar a cara nas primeiras tentativas.

O tempo passa e a vida ensina, bons alunos ou não, aos poucos todos criamos nossas barreiras. São as máscaras de desconfiança que nos impedem de acreditar em situações que de alguma forma se pareçam com as que já nos feriram. A vida nos adestra, como aquele cachorro que aprende a só aceitar carne do seu dono depois de morder bifes com vidros, pregos ou fios elétricos. A ironia é que tais bifes são oferecidos por supostos estranhos contratados por este mesmo dono.

Ficamos frios e aprendemos a acreditar em tudo pela metade. No amor aprendemos que ao sentir medo de ser abandonado o mais seguro e tomar a frente a abandonar antes. No trabalho aprendemos que ao sentir que pode ser substituído em seu cargo o melhor caminho é trocar de empresa. Sentimos uma crescente necessidade de estar no controle, nos boicotamos, vivemos inúmeras vezes a primeira fase de jogos diferentes por medo de morrer na segunda a fase do mesmo jogo.

Cansamos da frieza e resolvemos tentar de novo, mas não é porque resolvemos tirar o pé de trás que as outras pessoas envolvidas nesta tentativa farão o mesmo em nosso tempo. Para funcionar é preciso um pouco de sincronia ou, caso ela não aconteça, muita paciência para esperar o tempo do outro. Resultado mais comum? Cansamos de esperar e criamos barreiras ainda maiores.

Alimentar ilusões é projetar e esperar dos outros antes de procurar saber o que eles de fato podem te oferecer, decepções nesta condição são inevitáveis. Sem decepções não existem barreiras para nos impedir de enxergar o verdadeiro bem que deveríamos aceitar ao nosso lado.

Por que nos decepcionamos? Busque certezas, espere menos e enxergue mais. Se já ganhou máscaras demais tenha coragem para retirá-las, tente, procure a sincronia, espere, tenha paciência. Não estou tentando te iludir, você ainda vai errar e se ferir muitas vezes. Mas certamente vai acertar, se curar e sorrir muito mais. Enganos sim, ilusões jamais!

0 comentários:

Postar um comentário