segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Morando Nas Encostas

Tragédia anunciada, a cidade cresceu de forma desordenada ocupando vales e encostas, sem estudo de solo ou qualquer outro tipo de cuidado. O resultado trágico é apenas questão de tempo, como exemplo nos últimos dias vimos mais de 600 mortos na região serrana do Rio de Janeiro. Aproveito a oportunidade para abrir aspas e pedir a todos que façam suas doações, é tempo de solidariedade.

Fechando as aspas convido todos a uma reflexão: Onde você está construindo sua casa? Quantas casas você já construiu nas encostas?

Muitas vezes nós também crescemos de forma desordenada e sem estudo de solo, ou pelo menos temos a sensação de estar crescendo. Aumentar o volume de forma não sustentável não é crescimento, é inchaço, aumentamos o peso sem ganhar estrutura e a cada dia mais nossa queda se torna iminente.

Muitos se justificam dizendo não haver alternativas, e valorizam seu inchaço como se fossem verdadeiras conquistas, mas ainda que em algumas situações o poder de escolha seja reduzido, sempre existe uma segunda opção. Somos imediatistas e na ânsia por resultados rápidos tendemos a aceitar as soluções mais fáceis.

Já disse Jesus: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela, e porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva a vida, poucos há que a encontrem" (Mateus 7:13-14).

Quem planeja e busca a melhor alternativa independente da dificuldade associada é chamado visionário e bem sucedido. Quem aceita as soluções mais fáceis e se contenta com seus inchaços vai passar o resto da vida morando nas encostas.

0 comentários:

Postar um comentário