domingo, 7 de novembro de 2010

Freud Explica

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, dizia, entre outras coisas, que projetamos nos outros nossas próprias fraquezas e defeitos. É a chamada "Projeção Freudiana", que explica tal fenômeno como uma defesa involuntária contra pensamentos, emoções e características que reprimimos, por não conseguir aceita-los.

Tal tipo de projeção acontece, em diferentes escalas, com todos nós. Não é difícil entender, é muito fácil identificar nos outros as características que temos em comum pelo simples fato de conhece-las melhor do que as que não possuímos. O problema é quando, independente dos defeitos existirem ou não nos outros, atribuímos a eles e os negamos em nós.

Pare agora e faça uma lista mental dos defeitos que mais te incomodam nas outras pessoas, uma lista dos pensamentos e hábitos que você mais condena. Agora faça uma análise rápida, quantos dos ítens desta lista existem em você? Quantos dos hábitos que tanto te incomodam você já teve, ou já desejou ter e reprimiu?

Para entender e aceitar os outros é preciso começar por nós mesmos. Admita e trabalhe seus próprios defeitos, desta forma você vai conseguir ao invés de se projetar nos outros, apenas identificar as características comuns. Crie afinidades, conviva melhor, aprender a superar um problema com alguém que já passou por ele...

Agora se você acha que a culpa nunca é sua, se você não tem defeitos, se o problema são os outros, ou se a culpa é do sistema, só me resta uma coisa a dizer: Freud Explica!

0 comentários:

Postar um comentário