domingo, 20 de março de 2011

Os Enigmas Do Desconhecido

Ontem assisti mais uma vez ao filme "Monstros S.A." e me lembrei da reflexão que tive na primeira oportunidade em que o vi. No filme o medo humano era a única fonte de energia de Monstrópolis. Para obter esta energia, equipes de monstros altamente treinados invadiam todas as noites os quartos das crianças através de portas interdimensionais. Apesar de essenciais na produção de energia os humanos eram vistos como ameaça. Imaginavam que tinhamos superpoderes do mal e isolavam para desentoxicação qualquer área de seu mundo que recebesse contato humano.

Agora pare um pouco e pense e nesta história. Como você lida com o desconhecido? Como você lida com seus medos?

Não estou falando sobre novos desafios, mas sobre uma escuridão total de conhecimentos. Imaginem um corredor escuro com vozes de seres que você não consegue ver sussurrando idiomas desconhecidos. Você passaria por ele?

E se você fosse obrigado a passar por este corredor, você estaria com o espírito aberto a novas descobertas ou fechado para se proteger?

Temos a tendência de nos fechar e fugir ou de julgar mal e agredir tudo aquilo que tememos ou desconhecemos, é o instinto de sobrevivência falando por nós. Triste é perceber que alguns mantém esta posição instintiva por anos, mesmo depois de ter inúmeras oportunidades para conhecer, enfrentar e abandonar seus próprios medos.

Se, segundo os próprios homens, o que nos diferencia dos outros animais é exatamente a prevalência do racional sobre o instintivo, então é nossa obrigação criar coragem e seguir em frente.

Decifre os enigmas do desconhecido. O segredo para desbravar novos territórios não é a velocidade, e sim a continuidade. Em solos desconhecidos você pode até reduzir o ritmo dos passos, mas não pode parar de andar jamais. Existe um mundo inteiro de conquistas esperando por você. Enfrente seus medos e tome posse do seu futuro.

0 comentários:

Postar um comentário