quinta-feira, 24 de março de 2011

Os Ativos Intangíveis

Ativos tangíveis são os bens concretos de uma empresa. Podem ser definidos como tudo aquilo que pode ser visto ou tocado. Ativos intangíveis são os bens não materiais da corporação. Chamamos de intangível tudo o que não possui representação física imediata.

Vamos traduzir em uma situação real: você definiu como objetivo comprar um bem material, neste exemplo um carro novo. Ao atingir o objetivo e comprá-lo, o carro se torna um ativo tangível e tudo o que você aprendeu, com o esforço e com as economias que viabilizaram a compra, passa a fazer parte dos seus ativos intangíveis.

Os principais ativos intangíveis que uma pessoa pode ter são o conhecimento prático e a marca pessoal. Você conhece seus ativos intangíveis?

O conhecimento prático, também conhecido como "saber fazer", é o nosso maior patrimônio intelectual. Aprender a conquistar é mais importante do que a própria conquista, porque ainda que te afastem temporariamente ou que te arrastem para longe, você agora já conhece o caminho.

Sua marca pessoal, ou a forma com a qual você é visto e lembrado, é chave do nosso patrimônio social. Lembro de um professor de História dizendo nos meus tempos de escola: "Nem tudo o que parece é, mas tudo o que é tem a obrigação de parecer".

Amor, amizade, vida profissional... A sociedade é um grande mercado e, independente de sua natureza, todas as relações humanas se baseiam na permuta. Oferecemos um benefício e recebemos outro em troca. Todos nós somos produtos e, dentro de um cenário cada vez mais competitivo, além de agregar valor ao produto, é fundamental investir na marca para obter sucesso. Precisamos ser lembrados!

Conheça, desenvolva e valorize seus ativos intangíveis. Não poupe esforços ao investir no seu conhecimento prático e na sua marca pessoal. Hoje é dia de começar a conquistar e espandir seu espaço no mundo. Boas energias!

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