segunda-feira, 14 de março de 2011

O Que Murphy Realmente Disse

Você conhece a verdadeira história ou sabe o que diz de fato a Lei de Murphy?

Edward A. Murphy Jr.
Nascido no Panamá em 1918, Edward Aloysius Murphy Jr. foi major e engenheiro aeroespacial na Força Aérea Americana.

Em 1947, após servir como piloto durante a Segunda Guerra Mundial, Murphy foi transferido para o Instituto de Tecnologia da Base de Wright-Patterson, onde trabalhou no "Projeto MX981" que tinha por objetivo determinar o limite de desaceleração súbita suportada por um ser humano.

Durante um teste fundamental em 1949 os sensores que registrariam os resultados não funcionaram porque seu assistente os instalou de forma errada. Revoltado com a situação Murphy disse: "Se existir uma maneira de fazer errado ele vai errar".

Após uma segunda tentativa, onde o teste obteve sucesso, John Stapp, médico brasileiro que fazia parte da equipe de Murphy, disse em coletiva de imprensa que a experiência foi bem sucedida porque a equipe se blindou de todos as falhas possíveis e enunciou publicamente a Lei de Murphy dizendo: "Se alguma coisa pode dar errado, ela dará"

O termo "Lei de Murphy" se espalhou rapidamente e é amplamente conhecido na cultura ocidental, porém apenas com a conotação de pessimismo. Murphy tinha fama de azarado, mas não se julgava pessimista e sim precavido. O verdadeiro objetivo da frase dita por ele e refinada por Stapp é nos dizer: "Não dê chances para o azar".

Ironicamente Edward Murphy morreu em 1990 em um acidente que comprovou toda sua fama de azarado. Seu carro ficou sem combustível e enquanto o empurrava até o posto de gasolina foi atropelado por um turista inglês que estava dirigindo na contramão.

Não deixe que os riscos passem despercebidos. Seja mais ativo e menos reativo. Não é necessário esperar pelo acidente, ao perceber que existe a chance de algo ruim acontecer encontre soluções preventivas. Cedo ou tarde todos os riscos não tratados se transformam em catástrofes e foi isso o que Murphy realmente disse.

0 comentários:

Postar um comentário