sábado, 19 de março de 2011

Cuide Dos Seus Grãos

"E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear e, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na. E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta." Mateus 13:3-8

A Parábola do Semeador é um dos textos mais conhecidos do Novo Testamento porque, além das grandes lições, ela foi explicada pelo próprio Jesus na sequência do seu discurso às margens do Mar da Galiléia. Te faço agora uma pergunta: Onde você guarda e planta seus grãos?

Esta parábola nos fala sobre o desenvolvimento da fé e sobre a prática dos seus princípios após recebermos novos conhecimentos. O que você faz com as lições que a vida te entrega de presente?

As sementes que caíram ao pé do caminho representam as pessoas que escutam a verdade mas não conseguem entendê-la. Antes que elas consigam pensar de novo a respeito outros pensamentos e companhias lhes roubam estas sementes.

As sementes semeadas nas pedras simbolizam as pessoas que entendem a lição e a recebem com alegria mas não criam raiz própria. Logo que são questionados ou perseguidos por suas ideias mudam de opinião.

As sementes semeadas entre os espinhos nos dão exemplo de pessoas que assimilam o conhecimento e desenvolvem bons princípios. Mas são seduzidos pelos prazeres e pelas riquezas que não combinam com estes princípios e são sufocados antes de produzirem frutos.

E finalmente as sementes que caíram em terra boa nos ensinam o que é um ciclo completo de aprendizado e prática. São as pessoas que entendem a palavra, desenvolvem, além de princípios, bons hábitos e multiplicam o conhecimento.

Cuide dos seus grãos. Semeie todas as lições que a vida te dá de presente em terra boa. Não existe fé sem conhecimento, portanto fundamente sua fé. Coloque seus princípios em prática e não seja egoísta. Compartilhe suas verdades e ensine aos outros tudo o que aprendeu.

0 comentários:

Postar um comentário