quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Peso da Responsabilidade

Quantas pessoas dependem de cada decisão sua? Quantos fatores e aspectos estão envolvidos nas suas escolhas?

Esta analogia já virou cliché, mas vamos comparar nossas vidas a uma enorme cidade, ou um grande sistema de ruas, onde cada escolha é uma esquina e cada decisão, por mais simples que pareça, pode não mudar o destino final de sua jornada, mas obrigatoriamente vai alterar o tempo gasto e as paisagens vistas no caminho. Existem milhares de trajetos diferentes para chegar no mesmo lugar e cabe a nós decidir entre conhecer mais lugares ou chegar mais rápido.

Não tenho aqui a pretensão de questionar o certo e o errado, quero apenas alertar para as leis de trânsito, afinal o limite dos nossos direitos fica no início do direito alheio. Por mais defensiva que seja nossa direção acidentes acontecem, portanto use cinto de segurança. Não ultrapasse o semáforo vermelho, não supere os limites de velocidade e não ande na contramão, afinal o tempo é o melhor guarda de trânsito e a vida multa.

Começamos nossa jornada andando de carona, aprendemos a dirigir, dirigimos sozinhos e logo passamos a levar outras pessoas na carona. Cada uma destas fases envolve um diferente nível de autonomia e responsabilidade.

Dirigir sozinho é mais fácil, possíveis erros afetam apenas você (desde que não colida com outro carro), mas quando levamos alguém na carona cada consequência deixa de ser exclusivamente sua.

A cada esquina leve em conta todos os que estão no seu carro, e se o destino não é mais apenas seu, compartilhe também a decisão. Sinta o peso da responsabilidade e esteja pronto para as consequências, sejam elas prêmios ou prisões!

P.S.- Se beber não dirija, além do reflexo pode lhe roubar o poder de escolha.

0 comentários:

Postar um comentário