Após um evento triste e cruel, como o que aconteceu nesta manhã no Rio de Janeiro, dentro de poucas horas a midia globalizada coloca o mundo inteiro em choque. Pessoas de todas as culturas, ainda que por pouco tempo, voltam seus pensamentos para tentar entender as razões que moveram mais um assassínio em massa. Qual seria a origem destas barbáries? Qual a sua principal causa?
Não é difícil elencar alguns dos fatores que contribuem para este tipo de evento:
- Em todos os casos o autor do crime é portador de uma ou mais doenças psiquiátricas;
- Em quase todos os casos o autor do crime sofreu bullying durante a vida escolar;
- Em grande parte dos casos os autores sofreram abuso sexual ou violência física na infância;
- Informações sofre o uso das armas utilizadas podem ser encontradas na Internet;
- Jogos e filmes violentos fazem parte do cotidiano, inclusive na infância e na adolescência.
Entretanto, apesar da grande relevância dos motivos descritos acima, tenho certeza de que o principal fator deste produto é a presença da arma de fogo. É inaceitável que, depois do estatuto do desarmamento, ainda exista acesso a elas.
Sei que é impossível erradicar as doenças psiquiátricas, o bullying, os traumas de infância, a Internet e a violência gratuita de alguns jogos e filmes. Perdoe-me se eu estiver sendo ingênuo, mas acredito que com boas iniciativas, regulação e fiscalização é possível desarmar a sociedade.
A vida pode ser uma eterna batalha, mas não estamos em guerra! Não quero me imaginar no futuro tendo que blindar meu carro e usar colete à prova de balas. A pólvora é a verdadeira origem dos massacres. Desarmamento já!
0 comentários:
Postar um comentário