quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entre a Compulsão e a Ansiedade

O dia a dia agitado das grandes metrópoles nos ensina, com requinte de crueldade, o significado das palavras compulsão e ansiedade. É pura matemática: as tarefas se somam, o tempo se subtrai, as atividades se multiplicam e a rotina nos divide ou, melhor dizendo, nos quebra em mil pedaços.

Desespero! Às vezes me sinto exatamente como este camarada na foto ao lado... E se um dia você se sentir assim saiba que é hora de agir: é exatamente entre a compulsão e a ansiedade que se escondem as maiores oportunidades para treinar seu autocontrole.

Lembro do meu pai dizendo, enquanto me ensinava a dirigir: "é você que está no controle do carro, e não o inverso". E é exatamente assim que devemos lidar com nossas emoções!

A primeira lição para um lider ou gestor é dominar seus próprios instintos e emoções e utilizá-los a seu favor. Quem está no controle da sua vida?

Assim como a febre e a dor funcionam como alertas, nos dizendo que há algo errado em nosso corpo, a compulsão e a ansiedade são avisos de que algo precisa ser melhor trabalhado em sua saúde emocional. Chegar perto do limite apenas evidencia a existência de duas grandes verdades:

1- Todos nós somos limitados.

2- Quando aceitamos e gerenciamos nossos limites eles se tornam cada vez menores, e nossas capacidades se amplificam.

0 comentários:

Postar um comentário