terça-feira, 5 de abril de 2011

O Sistema Caiu! E Agora?

Vivemos em um mundo cada vez mais dependente da Tecnologia da Informação. A revolução tecnológica que acompanhamos, sobretudo nos últimos 20 anos, provocou mudanças positivas e irreversíveis no conceito de trabalho, permitindo, entre outros ganhos, o aumento da produtividade com redução de custos. Hoje, como consequência, máquinas e sistemas informatizados são pré-requisitos no desenho, execução e acompanhamento dos processos produtivos e gerenciais de qualquer instituição.

Sou analista de sistemas e atuo como gerente de TI em uma empresa de saúde. Entre os principais focos de atuação de um setor de tecnologia, atualmente se destaca a busca incessante pela disponibilidade da informação. Ainda assim, por mais esforço e investimento que se coloque nesta busca, é impossível assegurar 100% de disponibilidade a um sistema.

Você pode reduzir a duração e a frequência das indisponibilidades, mas seja por 1 minuto ou por 1 semana inteira, em algum momento seu sistema vai ficar fora do ar!

Uma vez sacramentada a relação de dependência homem x máquina, o que fazemos quando o sistema cai? Quais são seus planos de contingência?

A gestão de riscos em TI nos ensina que o investimento em infra-estrutura deve ser proporcional aos danos e custos decorrentes da indisponibilidade de informações. Além de atrasar a produção, tais falhas podem impactar na qualidade do produto final e na imagem da empresa.

Quantas vezes você ficou pendurado por longos minutos ao telefone, esperando o atendimento ao cliente, e ao chegar sua vez escutou a dolorosa frase: "desculpe, meu sistema caiu, o senhor pode estar ligando novamente em uma hora"? E quantas vezes isto acontece com dúvidas simples, que poderiam ser respondidas sem consultas ao sistema?

É de extrema importância dominar a operação e trabalhar os indicadores obtidos através dos sistemas informatizados de gestão do negócio, porém ter um plano de contingência capaz de permitir uma operação manual, para situações emergenciais, é vital em determinados ramos de atividade e vantagem competitiva em todos os outros.

O sistema caiu, e agora? Seja um ótimo profissional atrás do mouse e do teclado do seu computador, mas aprenda também a trabalhar sem eles.

0 comentários:

Postar um comentário